Smart Grid: a rede elétrica inteligente

O Que São Redes de Energia Inteligente?
novembro 23, 2017

Smart Grid: a rede elétrica inteligente

O surgimento da eletricidade foi uma das maiores invenções do homem. Com ela, foi possível produzir mais, viver melhor e inventar mais coisas. A internet, por exemplo, tem tudo a ver com eletricidade, pois assim como a energia que você recebe em sua casa, ela também chega por meio de redes de transmissão.

O sociólogo Manuel Castells em seu livro Galáxia da Internet, traça uma analogia interessante entre internet e eletricidade, pois para ele “a tecnologia da informação é hoje o que a eletricidade foi na Era Industrial, em razão de sua capacidade de distribuir a força da informação por todo o domínio da atividade humana”. Contudo, as formas de distribuição da Internet evoluíram muito, o que não aconteceu com os métodos de distribuição da energia elétrica.

É fato que a cada dia mais equipamentos elétricos chegam às residências de milhares de pessoas em todo o mundo, pois há 50 anos as casas, em sua maioria, só abrigavam uma geladeira, um rádio e, em algumas exceções, uma TV ou um chuveiro elétrico. Hoje a situação é muito diferente, visto que além daqueles equipamentos, temos um computador, DVD, micro-ondas, cafeteira elétrica e mais um monte de gadgets.

Não é preciso pensar muito para saber que estamos caminhando para o caos energético, como o que ocorreu em 1999 em nosso país. Além disso, a necessidade de diminuir ou consumir com mais inteligência os recursos do planeta está causando movimentação em diversos países – inclusive nos EUA, um dos maiores consumidores de energia do mundo.
A nova rede inteligente

A maneira como a distribuição de energia é feita é arcaica na visão de muitos especialistas,  dependemos muito de uma única fonte geradora e, caso ela falhe, toda rede fica sem abastecimento. Além disso, o formato de medição do consumo nem sempre é justo com o consumidor final, já que com medidores defasados – analógicos – e um batalhão de pessoas passando de casa em casa para a coleta de dados, a probabilidade de erros é grande.

Por isso, há uma proposta mundial de criação de uma rede de energia inteligente, também conhecida como Smart Grid, uma ideia para melhorar o consumo de energia.A Smart Grid
A lógica da Smart Grid está em uma palavra: inteligência. Isso que dizer que as novas redes serão automatizadas com medidores de qualidade e de consumo de energia em tempo real, ou seja, a sua casa vai conversar com a empresa geradora de energia e, em um futuro próximo, até fornecer eletricidade para ela. A inteligência também será aplicada no combate à ineficiência energética, isto é, a perda de energia ao longo da transmissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *